Copa das Confederações 2013 e Copa 2014: Critérios foram definidos

FIFA anuncia em Zurique os detalhes da Copa das Confederações e Copa 2014 (crédito: Getty Images)

Segundo matéria veiculada nesta terça-feira (18), no globoesporte.com os critérios para a escolha das sedes da Copa das Confederações da FIFA Brasil’2013 e Copa Mundial da FIFA 2014 já foram definidos, em uma reunião realizada na segunda, 17, pelo Comitê Executivo da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Os cartolas da Federação Internacional analisaram três pontos importantes que sempre fazem parte do conceito de todos os mundiais, pela particularidade do país sede e do continente a ser disputado o mundial, ou seja, o horário, distância e clima.

A Copa do Mundo é um grande negócio e, portanto o futebol é um produto que precisa ser vendido com muito carinho, onde é praticado pelos jogadores que são os grandes astros de suas referidas seleções nacionais e merecem uma atenção especial com relação à adequação ou pelo menos encaixar da melhor forma possível cada time na cidade sede que deverá ficar a associação nacional.

A Copa do Mundo, Estados Unidos’1994 foi um grande exemplo de mau planejamento da própria FIFA, pois naquele mundial teve jogos ao meio-dia com temperatura altíssimo, o que provocou um futebol de baixo nível técnico, ocasionado pelo forte calor que afetou no rendimento das seleções.

Quando os membros da FIFA dizem que não haverá deslocamentos desnecessários em jogar na sede Manaus e na próxima rodada em Porto Alegre, mesmo tendo um intervalo de um jogo pra outro é uma forma de evitar grandes desgastes dos jogadores e principalmente uma logística em uma distância praticamente continental de uma cidade a outra. Seria um absurdo.

Isso indica que a proximidade entre as sedes Manaus e Cuiabá, será determinante para que os dois locais sejam palcos do mesmo grupo na Copa ou sirvam de sedes das partidas de grupos que vão ficar nas cidades nordestinas, em Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e até mesmo Brasília pela posição geográfica.

Fica mais claro dizer, que as seleções nacionais futuramente instaladas nas sedes na Região Sudeste (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Curitiba e Porto Alegre), não terão que viajar a Manaus para jogar.

Outro detalhe importante é a definição do horário mais tarde das partidas em cidades com temperaturas mais quentes e mais cedo nas sedes em climas mais ameno. A sede Manaus deve receber jogos, provavelmente a partir das 16h e mais certo às 17h local. Mas o horário noturno, seria ideal para a realização das partidas na capital amazonense, pois independente da associação nacional que vier pra cidade, o rendimento será melhor à noite.

Ao que parece tudo vai ficar bem encaixado, de acordo com o pensamento dos organizadores do mundial, ou seja, equipes com características climáticas muito frio não deverão figurar na sede Manaus, provavelmente países Africanos, da América Central, do Norte e Asiáticos tem grande possibilidade de cair no grupo em Manaus, sendo pouco provável um time europeu fazer parte na fase classificatória.

De acordo com a matéria no globoesporte.com, as capitais favoritas a sediarem a Copa das Confederações em 2013, são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Se Manaus ficar de fora, seria lamentável, mas o COL local não pode desanimar em relação a postular no futuro como sede de cabeça-de-grupo no mundial.

About these ads

Sobre pauloveiga

PAULO ROGÉRIO VEIGA, 43, GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM RÁDIO E TV E PÓS-GRADUADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MERCADO. HÁ 27 ANOS RECEBO INFORMES OFICIAIS DA FIFA. ESSA OPORTUNIDADE TEM PROPORCIONADO UM ESTUDO E PESQUISA SOBRE O FUTEBOL MUNDIAL E PASSEI A CONHECER O TRABALHO QUE É REALIZADO PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL EM TODAS AS ÁREAS DO FUTEBOL MUNDIAL. REALIZO UM TRABALHO NA INDICAÇÃO DE JOGADORES E TENHO CONTATO COM AGENTES FIFA BRASIL E DE OUTROS PAÍSES.
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Copa das Confederações 2013 e Copa 2014: Critérios foram definidos

  1. Anônimo disse:

    muito doido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s