Disciplina dos jogadores em campo, garante baixo índice de expulsões no Amazonense

Árbitro orienta os jogadores de Fast e São Raimundo (crédito: fastclube.com.br)

Árbitro orienta os jogadores de Fast e São Raimundo (crédito: fastclube.com.br)

A FIFA promove no futebol mundial a campanha “Fair Play” (jogo limpo) para o bom andamento dos jogos dentro e fora de campo. O Campeonato Amazonense deste ano vem mostrando bons resultados na parte disciplinar dos jogadores durante as partidas do Estadual.

Segundo dados do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM) foram expulsos apenas seis jogadores, em 26 jogos disputados na Taça Estado do Amazonas, incluindo as semifinais e finais do primeiro turno do campeonato.

A parte disciplinar dos jogadores é bem evidente. Das 15 partidas jogadas até agora, apenas dois jogadores levaram cartão vermelho, totalizando oito atletas punidos por alguma jogada mais violenta.

Segundo o secretário do TJD e instrutor de arbitragem da CBF da região Norte, José Roberto Moreira Rocha, ele disse ao Portal Pauloreporter que isso não é algo circunstancial, mas sim é o resultado de um estudo feito para minimizar o índice de expulsões na competição.

– Nós temos um bom nível de jogadores atuando no campeonato de 2013, e isso facilita bastante, aonde eles vem a campo para jogar futebol e mostrar ao público seu talento. Temos observado que os atletas se cumprimentam quando cometem uma falta mais ríspida e isso é um lado positivo – disse satisfeito.

O cartola do tribunal, ainda disse que a consciência dos jogadores em campo ajuda no baixo índice de expulsões registradas até agora no Estadual.

– Nós tivemos a preocupação de verificar o seguinte: os defensores dos jogadores expulsos defendem que a falta que originou a punição do atleta poderia ter sido aplicado o cartão amarelo. Com base nessa reivindicação, a arbitragem foi instruída para rever a questão das punições, em que na pré-temporada esse assunto foi muito debatido. Foi um trabalho feito com todos os profissionais do apito de orientação, e que agora tem proporcionado dados positivos.

Anúncios

Sobre pauloveiga

PAULO ROGÉRIO VEIGA, 43, GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM RÁDIO E TV E PÓS-GRADUADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MERCADO. HÁ 27 ANOS RECEBO INFORMES OFICIAIS DA FIFA. ESSA OPORTUNIDADE TEM PROPORCIONADO UM ESTUDO E PESQUISA SOBRE O FUTEBOL MUNDIAL E PASSEI A CONHECER O TRABALHO QUE É REALIZADO PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL EM TODAS AS ÁREAS DO FUTEBOL MUNDIAL. REALIZO UM TRABALHO NA INDICAÇÃO DE JOGADORES E TENHO CONTATO COM AGENTES FIFA BRASIL E DE OUTROS PAÍSES.
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s